Semana da Consciência Negra – III Festa de uma Raça começa no próximo domingo em Ilhabela


Começa no próximo domingo (14/11), em Ilhabela, a terceira edição da Festa de uma Raça, uma promoção da Prefeitura em parceria com a Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela (Amai) em comemoração ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. Exposições, apresentações culturais, shows musicais com artistas locais e de renome nacional fazem parte da programação que tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade, combatendo o preconceito e o autopreconceito.

Entre os principais destaques da festa está a oficialização da AMAI, que será realizada durante a abertura da exposição Ilhabela de Negras Raízes, com direito a coquetel de comidas típicas, às 20h do domingo (14/11). A já tradicional missa inculturada afro também terá espaço na programação, e será celebrada pelo novo pároco da cidade, Daniel de Santo Inácio na sexta-feira (19/11), às 19h30 no Campo do Galera. Capoeira, danças-afro, bateria da escola de samba Unidos do Garrafão, atual campeã do Carnaval do arquipélago e shows com Pronúncia no Olhar, Laura do Cavaco e o grupo Soweto completam o cronograma de atividades.

O Dia da Consciência Negra é celebrado desde a década de 60, no entanto, apenas nos últimos anos ganhou força e notoriedade. A data, 20 de novembro, é uma alusão à morte de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra à escravidão. Em Ilhabela, o Dia da Consciência Negra foi inserido oficialmente no calendário oficial de feriados da cidade por meio da Lei 451/2007, de autoria do vereador Jadiel Vieira, o Keko (PTB).

Confira abaixo a programação completa do evento:

Semana da Consciência Negra - III Festa de uma Raça

Domingo (14/11) Local: Sede do Parque Estadual - Vila

20h Oficialização da Associação Movimento Afrodescendente de Ilhabela - AMAI

21h Abertura da exposição Ilhabela de Negras Raízes

Sexta-feira (19/11) Local: Campo do Galera – Água Branca

19h30 - Missa inculturada Afro
21h - Jogos de Capoeira - Mestre Alexandro, Mestre DÚ (Besouro) e Mestre Júnior
22h - Dança Afro com a bailarina Milena Chaves

22h30 - Apresentação da Escola de Samba Unidos Do Garrafão
23h - Show com Pronuncia no Olhar

Sábado (20/11) Local: Campo do Galera – Água Branca
21h - Jogo de capoeira- Negros de Aruanda da Cidade de Cachoeira Paulista

22h - Show Laura do Cavaco
23h - Show com Grupo Soweto

Barracas Típicas nos dias 19 e 20 de novembro no Campo do Galera

0 comentários:

Postar um comentário