Artista plástico de Ilhabela faz alerta pela cultura brasileira em expedição de jangada SP-Rio


O artista plástico ilhabelense Gilmar Pinna, 54 anos, iniciou na última segunda-feira (13/2), no Guarujá, uma expedição marítima a bordo de uma jangada que irá percorrer a costa entre São Paulo e Rio de Janeiro. A viagem tem como objetivo fazer um alerta em defesa da cultura brasileira, principalmente, dos povos do mar. “Estamos numa época que antecede Copa do Mundo e Olimpíadas. Não se pode pensar somente em hotéis de luxo e estádios de futebol, mas também é preciso ter um olhar pela cultura brasileira que é tão valiosa”, declarou Pinna, ao chegar no arquipélago de Ilhabela, na tarde desta quarta-feira (15/2), após três dias de navegação.

Ele veleja na companhia do filho campeão sul-americano e vice campeão mundial de vela, Baepi Pinna, 21 anos, e do pescador e ativista cearense João de Castro, 48 anos. “Quero chamar à atenção da população e das autoridades para a preservação da cultura litorânea nacional. Por isso, decidi por utilizar uma jangada ao invés de manifestar através das minhas esculturas”, declarou Pinna.

Assim que entrou no canal, já próximo a Ilhabela, Gilmar recebeu as boas vindas do prefeito Toninho Colucci por telefone. “Parabéns Gilmar, você que leva o nome de Ilhabela para o mundo com suas esculturas e agora realiza esta corajosa expedição em defesa da cultura brasileira”, declarou Colucci.

Baepi Pinna falou sobre a navegação em uma jangada. “É uma experiência nova, uma navegação primária. Aqui você tem que fazer tudo o que aprendeu na vela e mais um pouco”, brincou o jovem velejador.

De acordo com o artista plástico, a jangada deu início à navegação à vela no Brasil e é um símbolo da tradição cearense. O trio deve deixar Ilhabela na quarta-feira de cinzas (22/2) rumo ao Rio de Janeiro. Após o término da expedição, a jangada será transformada num monumento e ficará exposta em Guarulhos.

Toda a viagem é custeada pelo próprio artista plástico, que teve apoio logístico do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura de Guarulhos, Píer 26 (Guarujá) e Confiança Mudanças e Transportes.

1 comentários:

Anônimo disse...

VI SUAS ESCULTURAS
ACHEI MARAVILHOSAS DE ALTISSIMO NIVEL DE DETALHES
SUAS ESCUTURAS PELO TAMANHO DAS PESSOAS ME LEMBROU DO FILME AVATAR
FIQUEI FELIZ POR SER UM ILHABELENSE,
POR AMO ILHA BELA

Postar um comentário