Ilhabela será palco do Mundial de Windsurf entre 21 e 25 de outubro


FOTO: Luís Daniel/PMI
O representante de Ilhabela na competição, Paulão Reis



“Assim como julho, outubro também passou a ser o mês da vela. Este é o 6º evento náutico internacional na cidade este ano”, destaca o diretor de esportes náuticos Edmar Alves

O Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, reunirá os melhores velejadores do planeta em Ilhabela (SP) entre 21 e 25 de outubro. Uma das competições mais importantes do calendário internacional do windsurf e que também tem como proposta fomentar o turismo de qualidade na região.
O evento é organizado pela Arrow Marketing. O Wind Brasil nasceu há 12 anos com o propósito de trazer para o país os mais conceituados windsurfistas do cenário internacional, além de promover o Ceará como destino turístico, mostrando dotes do Estado para a prática do esporte para mais de 20 milhões – dez milhões apenas na Europa - de praticantes nos cinco continentes. “O mundo passou a conhecer a qualidade das condições naturais, o clima tropical, as belas praias e o estado se consolidou como um dos principais destinos dos adeptos do windsurfe e de outros esportes náuticos”, afirmou Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing.
Ele lembra que, nos 12 anos que o Wind Brasil aconteceu nas praias do Estado, o Ceará teve um crescimento de 13% acima da média dos demais destinos nordestinos, muito deste sucesso creditado ao turismo náutico esportivo.
Este mesmo princípio de ativar o turismo tendo o esporte como ferramenta é que a empresa objetiva, nesta primeira vez em Ilhabela. “É considerada a capital das atividades náuticas do país e um dos mais belos cartões postais do litoral brasileiro. Sem falar que a cidade do litoral paulista conta com redes hoteleira e gastronômica estabelecidas, políticas ambientais que visam a sustentabilidade e é destino de um público seleto e entusiasta de modalidades como a vela, o kitesurfe e, claro, o windsurfe”, concluiu.
O diretor de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Edmar Alves, destaca que este será o sexto evento náutico internacional realizado este ano na cidade. “É o resgate da vela que estamos fazendo. Assim como julho, outubro também se torna o mês da vela, com o sul-americano da Classe Finn, Circuito Ilhabela de Monotipos, Paulista de Optimist, Paulista de 420 e o mundial de prancha à vela”, salienta Alves.
A Ponta das Canas é um dos melhores lugares do país para a prática de windsurfe e kitesurfe, principalmente, quando venta leste. Quando venta sul, toda a extensão do canal tem boas condições para o esporte. A praia da Armação, onde acontece o Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009 é outro ponto preferido, principalmente dos adeptos de esportes à prancha. A praia do Pinto, a Ponta Azeda, a praia do Engenho D'Água e a praia do Perequê são outras boas alternativas.
Os melhores do mundo estarão na Ilhabela para participar do Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009. Segundo a empresa organizadora confirmaram presença o polonês Wojtek Brzozowski, segundo colocado na Copa do Mundo de Fórmula Windsurfing, realizado mês passado, em Santa Pola, na Espanha; o argentino Gonzalo Costa Hoevel, ganhador do Sul-Americano de 2008, na mesma raia onde acontecerá o Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009; o inglês Ross Williams e o dinamarquês Jesper Vesterstrom.
Entre os brasileiros, destaque para o catarinense Wilhelm Schurmann, bicampeão mundial de Fórmula (peso leve); para o baiano radicado no litoral paulista e representante de Ilhabela na competição, Paulão Reis; e para o cearense Gabriel Browne, o Biel. Este último foi o atleta do Brasil mais bem colocado (9º) em Santa Pola. A expectativa dos organizadores é que cerca de 50 windsurfistas, de dez países, desafiarão mares e ventos do Litoral Norte de São Paulo. A etapa de Ilhabela do Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009 é uma realização da Arrow Marketing, com apoios do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

1 comentários:

Ivan Misael disse...

Parabéns pelo blog. Ótimas matérias, com muito bom gosto e verdade. Continue assim!

Postar um comentário