Sexta é dia do passeio ciclístico “Dê um Pedala na Aids” em Ilhabela


A Prefeitura de Ilhabela promove na próxima sexta-feira (12/12) o passeio ciclístico “Dê um Pedala na Aids”, para marcar o dia mundial de combate a doença, lembrado em 1º de dezembro. Previsto para sexta-feira passada, a ação foi adiada em virtude do mau tempo. O passeio terá início às 19h na rotatória da Barra Velha, com término na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, onde estão programados shows musicais, performances, alongamentos, palestras, depoimentos, testes para HIV, sorteio de quatro bicicletas e distribuição de preservativos.
Os 200 primeiros inscritos vão receber uma camiseta do evento. Para se inscrever é só procurar um dos postos de apoio: Secretaria de Saúde, na Barra Velha, Secretaria de Esportes, no Saco da Capela, Ginásio de Esportes, no Itaquanduba, Espaço Cultural no Sul, no Bexiga, e na loja Juninho Bike Shop, no Perequê.
O passeio ciclístico é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Saúde, Esportes e Educação e integra o projeto Ilhabela em Movimento.
Conhecer para Prevenir
Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde trabalha com ações de orientação e prevenção à Aids e às demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os agentes comunitários de saúde (ACS) promovem orientações nas visitas casa a casa. A população também tem acesso a realização de testes diagnósticos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde. A equipe de Vigilância Epidemiológica (VE) de Ilhabela realiza ainda, palestras eventuais em escolas sobre o tema.
Atualmente, existem 60 pessoas infectadas com a doença no arquipélago, no entanto, esse número pode ser bem maior, já que estudos estimam que para cada pessoa que sabe possuir vírus, outras três desconhecem. “Ainda encontramos muita resistência por parte da população para realizar o teste”, explica a enfermeira Lara Passos Kayanoki, chefe da VE no arquipélago.
Como alternativa a esse problema, este ano, a equipe decidiu inovar no desenvolvimento da campanha nacional “Fique Sabendo”, levando, além dos pontos fixos das UBS, equipes volantes para realizar o teste em pontos estratégicos da cidade, como bares, mercados, balsa e outros locais de grande circulação de pessoas. “Só o diagnóstico precoce pode garantir qualidade de vida, por isso é importante fazer o teste”, ressalta Lara.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela mantém atendimento especial para os pacientes e familiares, no entanto, o tratamento da doença bem como todo o acompanhamento por psicólogos e outros profissionais é realizado no Cemin (Centro Municipal de Infectologia) de São Sebastião, unidade de referência para Aids em Ilhabela.

0 comentários:

Postar um comentário