Congada de São Benedito é atração em Ilhabela no próximo fim de semana


No próximo fim de semana, Ilhabela celebra mais uma vez a Congada de São Benedito, a maior manifestação folclórica caiçara, uma tradição que atravessou o tempo e permanece viva há mais de 200 anos. A festa, organizada pela Associação dos Congueiros de Ilhabela, Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), integra a programação da X Semana da Cultura Caiçara e começa na quinta-feira (13/5) com a Missa Tríduo, às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Barra Velha, prosseguindo até domingo (16/5), com levantamento do mastro, apresentação da Congada, Ucharia, Missa Festiva e Procissão. (Confira programação completa abaixo)
A Congada é uma dança encenada por dois grupos que se desentendem por quererem ambos festejar São Benedito. A dramatização tem partes faladas, cantos e danças, ao som da marimba de madeira e atabaques. Para a apresentação, os congos ou congueiros, são divididos em dois grupos, sendo o primeiro formado pelos Congos de Cima, os Fidalgos ou Vassalos, considerados “cristãos”, e o segundo pelos Congos de Baixo ou Congos do Embaixador, que são os “não batizados”, pagãos, mouros ou infiéis. As principais figuras da Congada são o Rei, o Embaixador e o Secretário. A Rainha tem apenas função decorativa.
A Ucharia, o almoço dos congueiros é um dos pontos altos da festa, onde toda a comunidade se confraterniza após a apresentação do Baile dos Congos. O bolo de São Benedito e a tradicional ‘concertada’ também são destaques da programação.
São Benedito nasceu na Cecília, Ilha ao Sul da Itália, em 1524, filho de escravos etíopes. Foi cozinheiro no convento Santa Maria, nos arredores de Palermo. Cognominado "o Preto" ou "o Moreno" sua devoção já se fazia no Brasil no começo do século XVII antes mesmo que a igreja autorizasse. Humilde e famoso por suas virtudes, foi santificado em 25 de maio de 1807, em plena escravidão
A Congada Mirim, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, é uma forma de perpetuar a tradição. Confira abaixo a programação completa da Congada de São Benedito:

Quinta-feira 13/5
19h30 – Missa Tríduo na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Barra Velha
Sexta-feira 14/5
17h – Levantamento do Mastro (em frente à Igreja Matriz, na Vila)
18h – Apresentação da Congada Mirim (Praça Cel. Julião, na Vila)
19h – Distribuição do Bolo de São Benedito e Concertada (Praça Cel. Julião, na Vila)
19h30 – Missa Tríduo na Capela Nossa Senhora das Dores, no Itaquanduba

Sábado 15/5
9h – Meia Lua – Procissão de São Benedito (Vila)
10h – Baile dos Congos (Vila)
12h30 – Ucharia de São Benedito (Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila)
14h30 – Baile dos Congos (Vila)
19h – Missa Tríduo na Igreja Matriz, de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, na Vila

Domingo (16/5)
6h – Alvorada Festiva (Vila)
8h30 – Meia Luz – Procissão de São Benedito (Vila)
9h - Missa dos Congos (Igreja Matriz)10h30 - Baile dos Congos (Vila)
12h30 - Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela – (Escola Gabriel Ribeiro dos Santos – Vila)
14h30 - Baile dos Congos – (Vila)
18h - Procissão e Missa Festiva (Igreja Matriz)

1 comentários:

Anônimo disse...

coloca informaçoes sobre como é comemorada e onde é comemorada

Postar um comentário