Começa a temporada 2011-2012 de navios de cruzeiro em Ilhabela

Foto: Camila Garcêz/PMI

O verão chegou mais cedo em Ilhabela. Com o início da temporada de navios 2011-2012, turistas e moradores aproveitaram a programação cultural preparada pela Prefeitura na última quarta-feira (2/11), feriado nacional. Dança, música e gastronomia caiçara foram as atrações na Vila. O transatlântico Grand Mistral, com capacidade para 1,7 mil passageiros, foi o primeiro a fundear em águas ilhabelenses. Ao todo, 133 escalas foram confirmadas até abril do ano que vem.

Os navios de cruzeiro trarão 370 mil turistas, sendo que cerca de 200 mil devem desembarcar em Ilhabela, conforme a média de temporadas anteriores. A chegada da temporada de navios movimenta lojas, restaurantes, bares e quiosques de praia, entre outros setores ligados ao turismo. Entre as empresas que terão navios com escalas em Ilhabela estão a MSC, a Costa Crociere/Íbero, Royal Caribean e CVC.

Durante todo o dia, os visitantes passearam por pontos turísticos do centro da cidade, como a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, o antigo prédio da Cadeira e Fórum, que hoje abriga a sede do Parque Estadual de Ilhabela, além dos estabelecimentos comerciais. A programação cultural começou logo pela manhã, com uma aula de dança comandada pelo professor Kléber Moreira, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), que agitou o público que passou pela Praça Cel. Julião, na Vila. Na hora do almoço, os turistas foram surpreendidos com uma deliciosa “Sardinhada” promovida pela Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela (Apari) no quebra-mar.

Já no período da tarde, a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela (OPI) era só elogio. Em um clima descontraído, o maestro Almir Clemente, interagiu com o público e até convidou duas cantoras da plateia para interpretar uma canção junto aos músicos. De canção em canção o público foi se aproximando atraído por boa música e um ambiente mais que agradável com vista para o mar, na Praça Cel. Julião. No fim do dia foi a vez da banda local Felipe Blues se apresentar e fechar com chave de ouro a programação cultural.

O prefeito Toninho Colucci (PPS) prestigiou a programação e ressaltou os investimentos para que a cidade receba da melhor maneira possível os turistas dos navios cruzeiros, já que essa temporada significa mais emprego para os moradores da cidade. “Nosso objetivo é receber bem os turistas para que eles retornem à cidade, fomentando a nossa indústria do turismo e garantindo o emprego de muitas pessoas”, ressaltou.

Recentemente, o secretário de Turismo, Harry Finger, esteve presente em dois importantes eventos do setor, a Feira Internacional de Turismo (FIT), na Argentina e a na Feira das Américas (Abav), no Rio de Janeiro. Nas duas ocasiões, ele confirmou a importância da cidade se fortalecer como rota de navios cruzeiros. “Fiquei impressionado com a quantidade de turistas que visitaram nossos estandes dizendo que já conhecem Ilhabela porque pararam de navio”, declarou durante os eventos.

Para a recepção dos turistas, a Prefeitura realizou a manutenção nos atracadouros do píer da Vila e a construção de três novos banheiros, sendo um deles destinado aos portadores de deficiência, no prédio da Secretaria da Cultura, que fica bem em frente ao local de desembarque dos passageiros. A segunda escala da temporada 2011-2012 já será na próxima segunda-feira (7/11), novamente com o navio Grand Mistral.

0 comentários:

Postar um comentário