Prefeitura de Ilhabela presta homenagem a Nivaldo Simões, que dá nome a nova escola da Serraria



A Prefeitura de Ilhabela inaugurou no dia 26 de outubro a nova escola municipal da comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria, que ganhou o nome de E.M. “Jornalista Nivaldo Simões”. Uma justa homenagem a uma pessoa que sempre lutou pela preservação da cultura caiçara, principalmente, de Ilhabela. A entrega oficial feita pelo prefeito Toninho Colucci contou com a presença do filho de Nivaldo, o professor de Educação Física, Denis Simões, que relembrou muitas histórias de seu pai.

Localizada a extremo norte do arquipélago de Ilhabela, o acesso à praia da Serraria é somente pelo mar. A comunidade tradicional caiçara abriga 17 famílias. A escola foi praticamente reconstruída, com novas vigas de sustentação para o telhado, azulejos para cozinha e banheiro, novas portas, janelas, reestruturação das paredes, entre outras melhorias. Além das salas de aula, banheiro e cozinha, o prédio contempla alojamento para o professor. A Prefeitura investiu R$ 69, 5 mil na obra.

Emocionado, Denis Simões, filho do jornalista, historiador e ex-secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Nivaldo Simões, que faleceu há pouco mais de um mês, agradeceu a homenagem ao pai. “Meu pai sempre lutou pela preservação das raízes caiçaras. Era um apaixonado por Ilhabela e todo o Litoral Norte. Ele que escreveu um livro sobre a história e a cultura do arquipélago, deixou pronto a segunda edição, que com certeza em breve faremos o lançamento”, concluiu.

*Nivaldo Simões é um dos grandes amigos que tive e que hoje já não estão entre nós. Nos cinco anos que trabalhamos juntos na redação do Imprensa Livre, muito pude aprender, principalmente, quando os assuntos em pauta eram o meio ambiente e a cultura do Litoral Norte. Esta homenagem da Prefeitura é mais do que merecida àquele que fez história nesta região. Denis, segue a diante e esperamos em breve conhecer a segunda edição do livro de história de Ilhabela.



0 comentários:

Postar um comentário