Programação cultural da Semana de Vela de Ilhabela terá Paula Lima e Chico Teixeira no fim de semana

Paula Lima (sábado, às 21h - Vila)

Chico Teixeira (Domingo, às 21h - Vila)



A programação cultural da 38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, uma parceria da Prefeitura com a Revista Hola!Brasil/Grupo Siquini, traz neste fim de semana dois destaques da música popular brasileira. No sábado (9/2), a atração é o show da cantora Paula Lima, que promete agitar o Race Village, na Vila, com muito samba rock. Já no domingo (10/2), show com o cantor e compositor Chico Teixeira, filho de Renato Teixeira. Todas as noites até o dia 30 de julho, sempre a partir das 21h, o Race Village será palco de grandes atrações culturais, desde shows musicais, teatro, orquestras, entre outras. “É uma programação variada para agradar todos os gostos. Esperamos todos, moradores e turistas, num grande encontro cultural na Vila”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Paula Lima é hoje destaque da música brasileira e tem se apresentado nos principais programas de TV. Formada em piano clássico e com uma voz marcante, ela lançou seu primeiro CD solo em 2001. Com o álbum foi indicada à categoria de revelação pelo Prêmio Multishow. Dois anos depois foi a vez de gravar o álbum "Paula Lima", com o instantâneo sucesso "Gafieira S/A", lançado pela Universal Music. Nesses dois álbuns compôs canções com Seu Jorge, Bernardo Vilhena e Ed Motta. Já o cd "Sinceramente", lançado em 2006, pela Indie Records, terceiro de sua carreira, teve a primeira tiragem esgotada em menos de um mês. O repertório pesquisado e conduzido por Paula foi feito "sob medida" e conta com composições inéditas de alguns admiradores "confessos" como Seu Jorge, Ana Carolina, Zélia Duncan, Mart’nália, Arlindo Cruz, Leci Brandão, entre outros consagrados nomes da MPB.

Para o musicólogo Zuza Homem de Melo, "Paula é uma grata surpresa que encanta com sua bela e potente voz, surgindo para colorir nossa música caminhando com passos firmes entre Ella Fitzgerald e BenJor". Ainda neste ano, Paula grava seu aguardado DVD, o Sambachic. "Sou aquela menina que cresceu querendo transformar o mundo e acreditando nele. E tento com a minha música cumprir de coração aberto e com muito prazer minha missão", destaca a cantora.

Nesta sexta-feira (8/7), o show será com a Banda Tomcats, de Ilhabela. Pelas ruas da Vila, muito jazz no fim da tarde de sexta e sábado com a Orleans Street Jazz Band.

Chico Teixeira no domingo

O destino fez questão de levar Chico Teixeira para o mesmo caminho de seu pai. E ele aceitou, com gosto, a direção à qual a genética e a influência o levaram. Filho de Renato Teixeira, seria difícil que o violonista e compositor conseguisse escapar da viola. Afinal, com licença poética e tendo em vista o parentesco do rapaz, ele e a viola são quase irmãos. É esta a atração de domingo (10/7), às 21h, na Vila, em Ilhabela.

A familiaridade com o instrumento e com a música caipira trouxe mais um fruto com o lançamento do segundo disco de Chico Teixeira, "Mais Que o Viajante". O seu primeiro trabalho, "Chico Teixeira", de 2002, mostrava um músico que ainda amadurecia neste caminho que o pai, Renato, tão bem conhece. No seu segundo álbum, aos 31 anos e pai de Antônio, de 5, Chico encontrou o seu som. Não perdeu as referências de música caipira que cresceu ouvindo, com as rodas de viola que eram realizadas em sua casa, com todos os amigos do pai e, sim, as incrementou com o folk americano, principalmente com o trovador Bob Dylan. "O folk é isso, é a música do campo redefinida para chegar à cidade", explica o músico. "Cresci ouvindo muito isso: esta mistura de Eric Clapton e de Pena Branca e Xavantinho". A programação cultural completa da Semana de Vela está no site do município (www.ilhabela.sp.gov.br).

0 comentários:

Postar um comentário