Cultura e tradição: Festa de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso em Ilhabela!

A Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, realizam uma grande festa para celebrar o Dia da Padroeira do arquipélago, Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, comemorado em 2 de fevereiro.
Segundo o pároco da cidade, padre Leonildo Ferreira, são 313 anos de história de devoção a Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, entre eles 201 anos de paróquia. “A igreja católica tem como princípio fazer uma homenagem aos santos de devoção. Nestes momentos aproveitamos para trabalhar o espírito de unidade, comunhão e participação, sempre evangelizando”, ressalta.
A festividade tem o objetivo de unir as 14 comunidades que trabalham em unidade com a Matriz, valorizando a manifestação de fé. “Por sermos uma cidade pequena temos essa característica de resguardar a cultura e a devoção que já não vemos tanto nas grandes metrópoles e por isso também acaba chamando a atenção de muitos turistas”, garante o pároco.
O tradicional sorteio de prendas tem continuação neste fim de semana sempre a partir das 20h30, no Salão Paroquial, na Vila. As prendas sorteadas serão TV 20’, prêmio em dinheiro e um faqueiro. Na semana do Dia da Padroeira, (28/1 a 1º/2), já na Praça Cel. Julião de Moura Negrão haverá sorteio de prêmios em dinheiro, um micro-system e duas motos. Informações e vendas de cartelas podem ser obtidas na Igreja Matriz.
A programação religiosa da festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso tem início no dia 30/1, com o tradicional Tríduo. As celebrações serão realizadas na Igreja matriz, na Vila, sempre às 19h30.

Um pouco de história

O título “Nossa Senhora D’Ajuda” teve sua origem em Portugal, quando soldados e marinheiros veneravam a Virgem Maria, mãe de Jesus, invocando sua ajuda. Muitas Naus lusitanas foram colocadas sob a proteção de Nossa Senhora, intitulada Nossa Senhora D’Ajuda, provavelmente por causa da pequena Capela existente na Praia do Rastelo, em Lisboa, que abrigava uma imagem milagrosa que ali tinha sido encontrada.
Foram os padres jesuítas que trouxeram esta devoção para o Brasil, dedicando a Nossa Senhora D’Ajuda a primeira igreja que construíram na Bahia. Eles se inspiraram na Caravela Capitania da frota de Tomé de Souza, que se denominava “Nossa Senhora D’Ajuda” e que trazia sua imagem a bordo.
A devoção se espalhou pelo Brasil. Em vários lugares podem ser encontradas capelas e igrejas e dedicadas. Por ser uma celebração de um título de Maria, a Festa de Nossa Senhora D’Ájuda não tem uma data precisa, sendo comemorada em uma das várias festas de Nossa Senhora.
Em Ilhabela, a celebração da Solene Festa de Nossa Senhora D’Ajuda é realizada no dia 2 de fevereiro, juntamente com a festividade da apresentação de Jesus no Templo.


Confira a programação:

22/01 a 01 /02 - Sorteios de prêmios entre eles, duas motos

28 de janeiro – Quinta-feira
21h - Show com Ilha Samba

29 de janeiro – Sexta-feira
21h – Apresentação Musical com Willian e Convidados
21h45 - Show com Contos, Cantos & Cantorias com Chico Esperança

TRÍDUO DA FESTA DE NOSSA SENHORA D’AJUDA - 2010
Na Igreja Matriz – Vila (30/01 a 01/02)

30 de janeiro - Sábado
19h30 - Missa presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC (Bispo Diocesano de Limeira)
21h - Apresentação de Dança de Rua com a Coreografia "Mudança de Hábito"
21h30 - Show com Samba no Pé

31 de janeiro -Domingo
19h30 - Missa
21h - Apresentação Musical com o Grupo de Violeiros Estrela de Ouro de Caraguatatuba

1º de fevereiro – Segunda-feira
19h30 - Missa
21h00 - Show Musical

2 de fevereiro – Terça-feira
19h30 - Solenidade de Nossa Senhora D’Ajuda - Missa e Procissão - presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, sdb - Bispo Diocesano de Caraguatatuba
20h30 - Show pirotécnico

0 comentários:

Postar um comentário