Do tradicional "Banho da Dorotéia" às escolas de samba...pede passagem o Carnaval de Ilhabela

Foto: Ronald Kraag
Banho da Dorotéia termina com refrescante mergulho do píer da Vila

A Prefeitura de Ilhabela e a Liga das Entidades Carnavalescas (LECI) definiram nesta semana a programação do Carnaval 2010 no arquipélago. Desfile de blocos e escola de samba, carnaval de rua e o tradicional Banho da Dorotéia, que completa 60 anos de tradição, estão entre as atividades programadas para os quatro dias de folia, na Rua Dr. Carvalho, na Vila.
Um dos eventos mais esperados é o tradicional “Banho da Dorotéia”, que em 2010 completa 60 anos de tradição. O desfile dos blocos é realizado tradicionalmente na terça-feira de Carnaval (16/2), último dia da folia e é diversão garantida, com sucesso de público. A brincadeira consiste em desfilar pelas ruas da Vila (Centro) com fantasias de crepom e terminar num grande mergulho no píer. Os participantes acreditam que ao se desfazerem na água, as fantasias levam também as energias ruins.
Criado em 1923, na cidade de Santos, o “Banho da Dorotéia” é uma das manifestações populares mais antigas do Carnaval paulista. Alguns afirmam que a criação foi inspirada na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites, mas também os dias de folia. De um jeito ou de outro, uma coisa é certa, quem participa quer voltar outras vezes, pois nada melhor que unir a alegria do Carnaval a um refrescante banho de mar.
Blocos e Escolas de Samba
Outro destaque do Carnaval de Ilhabela é a competição entre os Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba. No sábado (13/2), além da cerimônia de abertura, a partir das 21h, haverá na sequência o desfile de blocos de embalo, entre eles, o tradicional Bloco da Saúde, e o Baile Popular (Carnaval de Rua), que este ano será animado por DJs.
Na noite de domingo (14/2) está programado o desfile dos blocos de enredo: Banda das Bonitas, Segurando o Bagre, Azul e Branco, Unidos do Pequeá, Unidos do Tim Malha e Unidos do Morro. Já as Escolas de Samba, desfilam tradicionalmente na segunda-feira da folia (15/2), da seguinte forma: Acadêmicos Leões do Ita, que estreia como escola neste ano, Mocidade Sul da Ilha, que volta ao carnaval depois de dois anos sem desfilar, Unidos do Garrafão, Unidos de Padre Anchieta, a atual detentora do título e hepta campeã, seguida da vice-campeã Água na Boca e Mocidade Independente de Ilhabela. Na terça-feira (16/2), além do tradicional Banho da Dorotéia à tarde, tem o desfile da Apoteose, a partir das 21h, com as campeãs do Carnaval.

0 comentários:

Postar um comentário