Festa da Consciência Negra será aberta na sexta e terá show de Leci Brandão no sábado em Ilhabela


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), promove nesta sexta e sábado (20 e 21/11) a 2ª Festa de Uma Raça – Semana da Consciência Negra. O evento tem apoio da Pastoral Afro e Movimento Negro.
Instituído pela lei 451/2007, o Dia da Consciência Negra busca a valorização da cultura e tradições da raça negra. Dentro da programação estão previstas danças como o “Kuduro”, um gênero musical que surgiu na Angola e atualmente está disseminado nas áreas suburbanas da cidade de Lisboa, em Portugal, e será apresentada pelo grupo “Dança de Rua é Arte”. A festa vai contar também com o “Grupo Kianda – Acubalin”, “Dança Guadalquivir – Chica da Silva”, roda de capoeira, missa afro, barracas de comes e bebes, exposições e show com Pronúncia no Olhar.
O show com a sambista Leci Brandão está marcado para sábado (21/11), às 22h, e promete muita animação. Nascida em Madureira e criada em Vila Izabel, ela foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. A cantora já lançou 23 discos e várias compilações em vinte e nove anos de carreira. Durante cinco anos Leci ficou sem gravar por absoluta questão política. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantou a defesa das minorias (todas elas), principalmente o Movimento Negro. Nos últimos quinze anos todos os discos de Leci contêm uma faixa falando do assunto de forma direta, transparente e apaixonada.
Segundo o secretário da Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, o movimento negro em Ilhabela está ganhando muita força e o Poder Executivo não medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento cultural de todas as raças. “Nosso objetivo é que a festa promova uma discussão que ajude no combate ao preconceito racial”, ressaltou.

Programação:
20/11 - sexta-feira
19h30 – Missa Afro
21h30 – Apresentação Dança de Rua é Arte;
Apresentação do Kuduro;
22h00 – Show com Pronúncia no Olhar;

21/11 – sábado
19h30 – Apresentação do “Grupo Kianda” – Acubalin;
20h30 – Apresentação do Grupo – Dança Guadalquivir “Chica da Silva”;
21h00 – Roda de Capoeira;
22h00 – Show com Leci Brandão;
*Local: Campo do Galera - Água Branca / Barracas diversas e Exposição

0 comentários:

Postar um comentário