Um homem à frente do seu tempo...




CANTINHO DA SAUDADE - JORNAL ESPORTE LOCAL (1º a 15 de novembro)

*Por Gustave Gama

Hoje venho aqui pela primeira vez para contar um pouco da história de um homem que marcou época por onde passou. Meu avô, que nem cheguei a conhecer, mas que pelas lembranças contadas por minha avó Dona Dirce, posso dizer categoricamente que seu legado de luta e sua visão de futuro são exemplos seguidos pela família.
Nascido em 17 de dezembro de 1919, na cidade de Caraguatatuba, Venino Fernandes Moreira sempre gostou da arte do bom futebol. Filho de Dona Luiza Fernandes Moreira e Benedito Antonio Moreira, radicados em Caraguatatuba. Estudou por vários anos no Instituto de Educação Washington Luiz, em Mogi das Cruzes-SP, cidade onde conheceu sua amada Dirce Targat Moreira, com quem se casou em 1943 e teve sete filhos: Deise, Neusa, Venice, Venina, Benedito Afonso, Venino Dirceu e Márcia. Foi em Mogi que ele brilhou dentro das quatro linhas na década de 30, desfilando sua categoria de meio-campista e atacante no time profissional do União Futebol Clube, equipe que chegou à 1ª Divisão Paulista. Baixinho e esbelto, era rápido nas conclusões a gol, um meia-atacante nato, difícil de ser marcado.
Ainda em Mogi das Cruzes, criou uma indústria de refrigerantes, que produzia o guaraná “Tira Calor” e a soda limonada “Oasis”, sucessos na região. Em 1956 retornou ao litoral para morar em São Sebastião, onde atuou como comerciante e corretor de imóveis. Sua fascinação em inventar continuava. Assim criou o licor “Meia de Seda”. Sua visão de futuro era tamanha que foi o inventor do “Triângulo de Segurança”, posteriormente patenteado e hoje equipamento obrigatório nos automóveis.
Em São Sebastião, não deixou a paixão pelo futebol e sempre organizava partidas na cidade. Foi vereador na cidade na década de 60, numa época em que político não era remunerado. Também em São Sebastião foi sócio-fundador do Lions Clube.
No ano de 1968 completou “Bodas de Prata” ao lado de Dona Dirce. Dois anos mais tarde, veio a falecer num acidente de carro na cidade de Lorena-SP. Guerreira e seguindo o legado do marido, Dona Dirce criou e educou os sete filhos, sendo hoje quatro professoras, um engenheiro, um funcionário público e uma bancária, dos quais vieram 16 netos e seis bisnetos. Há exatamente um ano, ela que era uma das mais antigas moradoras da avenida Guarda Mor também nos deixou, aos 84 anos. Com certeza está feliz, ao lado de Deus, Nossa Senhora e do amado Venino Fernandes, realmente um homem à frente de seu tempo.

*Gustave Gama Targat Moreira é jornalista, neto
de Venino Fernandes Moreira e Dirce Targat Moreira.

1 comentários:

Ivan Misael disse...

O texto do cantinho da saudade ficou muito bom, nos faz ter orgulho dos nosso antepasados.

Parabéns pelo depoimento.

Postar um comentário