Semana da Consciência Negra será comemorada em Ilhabela com festa e show de Leci Brandão


Ilhabela irá comemorar o Dia da Consciência Negra (20/11) com show de Leci Brandão, além de uma programação repleta de atrações musicais, missa afro, danças típicas e capoeira. O evento que é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, em parceria com a Pastoral Afro e Movimento Negro, será realizado no Campo do Galera, na Água Branca, nos dias 20 e 21 de novembro.
Instituído pela lei 451/2007, o Dia da Consciência Negra busca a valorização da cultura e tradições da raça negra. Dentro da programação estão previstas danças como o “Kuduro”, um gênero musical que surgiu na Angola e atualmente está disseminado nas áreas suburbanas da cidade de Lisboa, em Portugal, e será apresentada pelo grupo “Dança de Rua é Arte”. A festa vai contar também com o “Grupo Kianda – Acubalin”, “Dança Guadalquivir – Chica da Silva”, roda de capoeira, missa afro, barracas de comes e bebes, exposições e show com Pronúncia no Olhar.
O show com a sambista Leci Brandão está marcado para o dia 21 e promete muita animação. Nascida em Madureira e criada em Vila Izabel ela foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. A cantora já lançou 23 discos e várias compilações em vinte e nove anos de carreira. Durante cinco anos Leci ficou sem gravar por absoluta questão política. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantou a defesa das minorias (todas elas), principalmente o Movimento Negro. Nos últimos quinze anos todos os discos de Leci contêm uma faixa falando do assunto de forma direta, transparente e apaixonada.


Confira a programação:


20/11 - Sexta-feira
19h30 – Missa Afro
21h30 – Apresentação “Dança de Rua é Arte” – Kuduro
22h – Show com Pronúncia no Olhar

21/11 – Sábado
19h30 – Apresentação do “Grupo Kianda – Acubalin”
20h30 – Apresentação do Grupo “Dança Guadalquivir – Chica da Silva”
21h – Roda de Capoeira
22h – Show Leci Brandão

0 comentários:

Postar um comentário