Prefeitura de Ilhabela inicia “Zona Verde-Azul” na Vila a partir deste sábado, dia 1º de janeiro


Sistema de estacionamento rotativo no Centro Histórico vigorará durante todo o mês de janeiro e nos finais de semana e feriados dos meses de fevereiro e março

A Prefeitura de Ilhabela inicia neste sábado, 1º de janeiro de 2011, o sistema de estacionamento rotativo denominado “Zona Verde-Azul” nas principais vias públicas da Vila, Centro Histórico da cidade. São elas: rua da Padroeira até a rua Benedito Cardeal Sobrinho, rua Santa Teresa, rua Dr. Carvalho, rua Washington Luís, rua Benedito Cardeal Sobrinho e Praça Coronel Julião de Moura Negrão.

O sistema vigorará todos os dias do mês de janeiro e nos finais de semana e feriados dos meses de fevereiro e março. A “Zona Verde-Azul” funcionárá das 14h à meia-noite e a fiscalização será feita pelos agentes de trânsito da Prefeitura.

O período máximo de estacionamento contínuo para uma mesma vaga será de duas horas. O preço público do bilhete será R$ 2 (válido por uma hora), que poderá ser obtido nos principais estabelecimentos comerciais da Vila e também na Secretaria da Cultura. É franqueado o estacionamento pelo prazo máximo de dez minutos.

De acordo com o diretor da Divisão de Serviços de Trânsito Municipal (DSTM), Marcelo Santos, o grande movimento no período de temporada requer medidas como o estacionamento rotativo. “Até então encontramos situações de pessoas que estacionam o carro pela manhã e só retiram à noite, tirando a vaga de muita gente que pretende frequentar o comércio, numa época em que recebemos muitos veículos na cidade. A partir desta temporada teremos a rotatividade nas principais ruas da Vila”, avaliou o diretor de Trânsito.

Será considerado estacionamento em desacordo com as condições regulamentadas pela sinalização: o veículo sem o cartão da “Zona Verde-Azul”; com cartão preenchido de forma incorreta, a lápis ou rasurado; e além do tempo permitido. A permanência do condutor ou de passageiro no interior do veículo não desobriga do pagamento do preço público.

É proibido o estacionamento de caminhões, ônibus e microônibus no perímetro “Zona Verde-Azul”, permitida a parada por quinze minutos para carga e descarga e embarque e desembarque de passageiros.

São desobrigados do pagamento do bilhete os veículos oficiais da União, Estados, Distrito Federal e municípios, incluindo autarquias e fundações públicas. Também estarão isentos os veículos de empresas concessionárias de serviço público quando em efetiva prestação de serviço; veículos de emergência; e as motos, desde que estacionadas nos locais destinados.

O preço público não incidirá sobre o estacionamento em vagas delimitadas para idosos, portadores de necessidades especiais, farmácias, hospitais, pronto-socorros e similares.

ÁREA DA ZONA VERDE-AZUL

Rua da Padroeira até a rua Benedito Cardeal Sobrinho

Rua Santa Teresa

Rua Dr. Carvalho

Rua Washington Luís

Rua Benedito Cardeal Sobrinho

Praça Coronel Julião de Moura Negrão.

0 comentários:

Postar um comentário